quinta-feira, 25 junho, 2026

Lobo-guará é registrado por câmeras no Parque Buraco do Padre

Publicado:

Boa leitura



Pela primeira vez, câmeras de monitoramento flagraram um lobo-guará no Parque de Natureza Buraco do Padre, em Ponta Grossa (PR). Os registros ocorreram no início deste mês (veja vídeo abaixo) e confirmaram a circulação da espécie dentro da unidade de conservação dos Campos Gerais.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A equipe técnica sabia da presença do animal por meio de vestígios encontrados na área, como pegadas e fezes. No entanto, esta é a primeira vez que câmeras registram o lobo-guará por imagem dentro da unidade de conservação.

Considerado vulnerável à extinção, o lobo-guará enfrenta ameaças principalmente pela perda de habitat nos biomas Cerrado e Mata Atlântica. A espécie contribui para a dispersão de sementes e para a manutenção da biodiversidade.

Para o gestor do parque, Alvaro Fernandes Dias Filho, o registro reforça a relevância das ações de conservação desenvolvidas. “Além de demonstrar a riqueza da fauna que habita a região, a imagem reforça que a gestão da visitação vem sendo realizada de forma responsável, permitindo que os animais continuem utilizando o ambiente de maneira natural e segura”, afirma.

Uma equipe técnica especializada cuida do monitoramento junto a uma bióloga responsável pela identificação e validação dos registros. A equipe instalou as câmeras em pontos estratégicos para mapear a fauna local, registrar diferentes espécies e acompanhar seus hábitos no ambiente natural.

Além disso, as informações coletadas ajudam a ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade presente no parque e servem de base para ações de manejo e preservação. 



Fonte: Gazeta do Povo

Artigos recentes