sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Raro “tornado de neve” é flagrado em vídeo nos EUA; veja as imagens

Publicado:

Boa leitura


Um fenômeno raro chamou a atenção de moradores de Divide, no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Uma moradora registrou em vídeo o momento em que um chamado “tornado de neve”, também conhecido como “diabo de neve”, se formou e levantou grandes quantidades de neve no ar.

As imagens foram gravadas por Mandy Campbell, que compartilhou o registro nas redes sociais. No vídeo, é possível ver o redemoinho girando rapidamente e projetando a neve para cima. “Fiquei tão fascinada que só comecei a gravar no final”, escreveu ela na publicação.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos confirmou que o fenômeno foi observado na terça-feira. Segundo a meteorologista-chefe da emissora KKTV 11, Sydney Jackson, trata-se de um evento incomum. “Não vemos isso com frequência”, afirmou. “É como um redemoinho de poeira, mas formado por neve.”

De acordo com a especialista, o redemoinho era “alto e bastante rápido”, como mostram as imagens.

Fenômeno semelhante ao “diabo de poeira”

O chamado “diabo de neve” é semelhante ao “diabo de poeira”, fenômeno caracterizado por uma coluna de ar giratória que se forma próxima ao solo. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o diabo de poeira é um redemoinho de vento que pode atingir de poucos metros a algumas centenas de metros de altura.

Embora tenha características visuais parecidas com as de um tornado, o fenômeno é diferente. Ele se forma devido a grandes diferenças de temperatura entre o ar próximo ao solo e as camadas superiores, geralmente em dias de céu claro e sem a presença de nuvens associadas a tempestades.

No caso registrado no Colorado, a combinação de condições atmosféricas específicas permitiu a formação do redemoinho de neve, um evento considerado raro e que despertou curiosidade nas redes sociais.
 
 

Trump anuncia revogação de lei climática criada por Obama

Presidente dos Estados Unidos deve formalizar na quinta-feira a derrubada de norma que reconhece gases de efeito estufa como ameaça à saúde pública. Medida pode afetar regras de emissão de veículos e usinas e deve enfrentar questionamentos na Justiça

Notícias ao Minuto | 06:00 – 11/02/2026

 



Fonte: Notícias ao Minuto

Artigos recentes